Não existem empresas inovadoras!

“Não existem empresas inovadoras!”

Foi assim que iniciamos o último Inova na conversa experience.

Com a palavra, José Mello, que além de ser pesquisador, especialista em cultura de inovação, contribuiu para criar e desenvolver diferenciação sustentável através de inovação em grandes empresas como o Itau-Unibanco e a Liberty Seguros, além de ser professor e fundador da EISE, Escola de Inovação em Serviços, completou a frase:

“Existem pessoas inovadoras!”

Notamos pela pesquisa que estamos realizando (Clique aqui e participe!), que a maioria das empresas não possui nenhuma estrutura interna organizada para alavancar inovação, quando muito existe um departamento de inovação, que embora já seja um primeiro passo, muitas vezes acaba por apenas “delegar” aos colaboradores envolvidos a meta de inovar, o que restringe demais sua ação e alcance.

Se inovação é tão desejada, e capaz de nos diferenciar dos concorrentes, por que não está na estratégia da empresa?

Segundo a experiência de José Mello, existem varias barreiras, no entanto nem todas estão tão aparentes:

Atitude. Falta protagonismo, agir e não esperar que a empresa faça por você.

Confiança. Falta de confiança pessoal e criativa, para sermos nós mesmos, sermos empáticos com o outro e com as novas ideias.

Técnica. A Empresa não tem conhecimento de como inovar. Não conhece os processos criativos e ferramentas para dar esse passo.

Tempo. Falta de tempo recorrente. O fato de não ser prioridade, ninguém cobra ou apoia atitudes inovadoras.

Espaço. Tanto a falta de um espaço físico propício, agradável e flexível (baias altas, mesas fixas…) não colabora com a interação das pessoas e, portanto, não estimula a inovação. Além disso, a falta de abertura na empresa para o verdadeiro novo, também é uma falta de espaço.

Mas, afinal o que é inovação?

Este também pode ser um dos problemas, a diferença de compreensão do termo, dentro da organização.

Neste encontro, trouxemos mais uma vez a abordagem do Design Thinking, que tanto nos ensina e desperta para um novo pensar e agir, quando desejamos inovar. Na sala havia 40 pessoas, uma diversidade incrível de formações (administradores, psicólogos, ‘marketeiros’, engenheiros, arquitetos, matemático, veterinário… e até um piloto), muita curiosidade e alegria por experimentar algo novo. Matérias primas fundamentais para se trabalhar com o desafio       ” Como podemos repensar a colaboração para obter melhores resultados nas organizações?”

Na perspectiva do Design Thinking, inovação é tudo que gera valor para quem vai utilizar – o produto ou o serviço; tem foco na necessidade do ser humano e por isso é capaz de proporcionar uma experiência excepcional para o usuário.

Colhemos algumas dicas, que podem fazer a diferença, para você começar a inovar:

  • Ter espírito de participação
  • Experimentar, dar margem a erros, estimular a criação.
  • Explorar espaços análogos, leituras de temas diversos, diferentes do que costuma ler, sair de sua realidade.
  • Reconhecer resultados e esforços: reconhecemos resultados positivos, mas não o esforço (quando não é a alcançada a meta, é preciso também aprender com os erros).
  • Vivenciar a prática do Design Thinking.

O propósito do Inova na conversa Experience é, justamente, abrir um espaço nas organizações para experiências novas, livre do medo de errar e encorajar o seu lado criativo, propiciar a interação e a co-criação de ideias e conhecimentos. Este evento foi sediado pela Tarjab, que se envolveu ao máximo para contribuir com a melhor experiência para todos os convidados. O nosso muito obrigada à Tarjab, ao mestre José Mello e a todos os participantes que fizeram deste evento um sucesso!

“Para um conceito, até então bastante etéreo para mim, vocês fizeram um trabalho brilhante. Muito bom! ”
Gustavo Bacchi

“ Acredito que o modelo mental do Design Thinking pode ser aplicado não apenas em problemas empresariais, mas também no dia a dia pessoal. A partir do momento que somos obrigados ou nos vemos no direito de nos darmos a chance, de fazer as coisas de um modo diferente, as ideias fluem naturalmente. ”
Ricardo Campane

“ Gostei do modo como foi conduzida a prática e do cuidado dos facilitadores, clareando os conceitos a cada passo. Foi gostoso e divertido. Pode ser utilizado em várias questões desde inovação para o momento atual e no repensar de velhos hábitos na própria gestão. ”

Seja um anfitrião da próxima edição do INOVA NA CONVERSA EXPERIENCE! Convide seus colaboradores, clientes e parceiros, e sedie nosso evento em sua empresa, contando com toda nossa organização e facilitação. Contate-nos para se candidatar e ter mais informações!

Obrigada,

Um grande abraço e até o próximo!
Flávia Ursini
Fundadora, facilitadora e design thinker