Case: Sapatos

Desta vez, tivemos um desafio diferente. Estivemos em uma das maiores empresas de calçados do mundo, para um trabalho junto à sua equipe de vendas nacional.

A marca oferece várias linhas de produtos, com diferentes posicionamentos de mercado. Cada linha atinge públicos muito diferentes – adultos, crianças, atletas, com produtos que vão desde calçados casuais até tênis de alta tecnologia.

Neste contexto, o entendimento do posicionamento da empresa, diferenciação das vendas de acordo com o público e com o canal de vendas e a combinação do mix de produtos a ser oferecido às lojas, têm um impacto direto na performance da empresa. Esta compreensão é parte crucial do sucesso da equipe de vendas, em metas e na criação e manutenção de uma relação saudável com o cliente.

Foi proposto ao time de 30 pessoas de diferentes regiões do país, o desafio de trazer soluções criativas para aumentar as vendas de uma estratégica linha de produtos.

O desejo da gestão era mobilizar os colaboradores para compreenderem melhor os problemas e colaborarem com as soluções, com postura protagonista e de forma a sairem com um plano de ações.

Utilizamos uma metodologia para planejamento estratégico, com o propósito de solucionar problemas de forma inovadora, criativa e, acima de tudo, prática.

Como princípio, o método parte de um “pensar ativo” que prioriza, integra e combina ideias. Inova a partir da colaboração, transforma a postura de vítima em protagonista e melhora a comunicação, fazendo com que as pessoas compreendam melhor o pensamento estratégico e fiquem mais comprometidas com a ações.

A partir da definição da questão, passamos por algumas etapas de brainstorming estruturado até chegar à origem do problema, à causa raiz. De forma visual, os participantes enxergaram todo o processo, colocando suas ideias, insights e questionamentos de maneira livre e sem restrições.

Em um segundo momento, as ideias foram filtradas pelo grupo de forma democrática e analisadas segundo a viabilidade, através de uma matriz de causa e efeito. Com isso, foi possível chegar a uma série de ideias viáveis, com alinhamento a um plano de ação; uma solução co-criada em que todos se sentiram integrados e responsáveis, gerando confiança na equipe e nas decisões a serem tomadas.

Um dos benefícios para a liderança, além da co-criação, foi o engajamento da equipe e poder perceber o quanto os colaboradores estavam ou não a par da estratégia da empresa e aos objetivos da marca, gerando insights que poderão melhorar a comunicação interna e externa.

E entre os colaboradores, o trabalho trouxe sensação de reconhecimento pelo espaço aberto à discussão e ainda mais interação. Pessoas que, apesar de trabalharem na mesma função, estão em locais geograficamente distantes, puderam se conhecer melhor a partir do que expressaram durante a dinâmica, o que gerou a oportunidade de troca de conhecimentos, informações e práticas.

O processo nos permitiu fazer um diagnóstico melhor da demanda e entregar soluções mais assertivas.

Se você quer fomentar o protagonismo de sua equipe e levar a cultura de inovação para sua empresa, te convidamos a tomar um café!

Participe dos nossos eventos Inova na conversa experience  e fique por dentro do que há de mais inovador em estratégia empresarial.

Um forte abraço, 
Flávia Ursini
Fundadora, facilitadora e design thinker