Compliance impacta no seu dia-a-dia? Você não está só, saiba mais!
Cada vez mais as corporações estão endurecendo suas normas internas para garantirem uma atuação mais ética e com menores riscos para todos. Mas, qual será o entendimento de cada pessoa sobre compliance em seu contexto na organização e seu impacto na vida corporativa? E como comunicá-lo interna e externamente? Será que há apoio da alta direção em comunicação de compliance?
Um estudo recente conduzido pelo Ideia Big Data com 94 presidentes, sócios-controladores e diretores de diversas empresas mostrou que 83% concordam que as companhias só se empenham em passar o conteúdo das políticas de compliance durante os momentos de crise, o que tem sido comprovadamente ineficiente. Além disso, há uma compreensão de que a comunicação ainda é muito básica, como apenas publicar o código de ética no site. Eles acreditam que existe uma grande oportunidade de melhoria nesta área e estão investindo mais.
A fim de compreender este desafio de outra perspectiva, reunimos, em parceria com a CDN Comunicação, um grupo multidisciplinar de clientes, 21 profissionais de diferentes áreas, hierarquias e empresas. A partir de uma abordagem inovadora com foco nas demandas do ser humano, o Workideas, desenvolvido pela Inova na Conversa, aguçou a reflexão utilizando ferramentas criativas, colaborativas e estratégicas, como o Design Thinking e o Service Design.
Um processo como este pode ser extremamente ágil e produtivo para construir uma visão mais ampla e, principalmente, fazer um diagnóstico do real problema além de gerar soluções cocriadas a partir da contribuição de diversas competências. Com a ajuda de facilitadores, em menos de quatro horas de trabalho, o grupo criou mais de 60 ideias e cinco protótipos de como a comunicação de compliance pode ser mais efetiva, engajadora e nada restritiva. O resultado deste trabalho foi apresentado na 20ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação Corporativa, no dia 24 de maio.
Confira abaixo alguns insights gerados:
- Existe ainda um pensamento corporativo muito pautado no medo e na recompensa. A imagem que despontou sobre o compliance foi o cadeado. A comunicação, por sua vez, apareceu como elemento importante para torná-lo fluido e acessível. Muitas ideias inovadoras surgiram neste sentido.
- Hoje, culturalmente o compliance está mais para castigar do que educar. Há uma oportunidade para reeducar através de exemplos.
- Compliance é alinhamento de propósito entre colaboradores, stakeholders e a organização. Há um desejo muito grande que a liderança faça o que prega (“walk the talk”).
- Há um desejo de que o compliance seja um processo vivo, que possa ser atualizado colaborativamente com aprendizados e novas experiências das pessoas.
- O engajamento depende da participação de pessoas-chave de diversas áreas da organização, que possam se tornar “embaixadoras” e promover a educação dos demais. Existe o desejo de encontrar estes profissionais no mercado, mas eles estão dentro da organização e há mecanismos para encontrá-los.
Como pode observar, há de certa forma um desejo comum entre a alta liderança e os colaboradores das empresas. Está faltando criar sinergia entre os lados e a comunicação, além de ações integradas, pode e deve ser o elo.
“Excelente oportunidade para trabalhar colaborativamente na solução de desafios. Muito bem organizado.” Comercial, Grupo Cinte
“Muito interessante pensar em conjunto com pessoas de diversas áreas e experiências para chegar a um resultado em comum. A troca foi muito rica e facilitada pelo uso da metodologia do Design Thinking.” Comunicação, Henkel
“A troca de informação e o entendimento multidisciplinar foi muito interessante. Foi alimentador trocar experiências e ver como pessoas de áreas diferentes pensam sobre o assunto compliance”. Jurídico, Bank of America Merrill Lynch
E você, tem um desafio parecido em sua empresa? A Inova na Conversa pode te ajudar, de forma inovadora e colaborativa, a fazer um diagnóstico preciso sobre o real problema a ser solucionado. O resultado disso? Muito mais engajamento dos colaboradores e transparência para o mercado.
Vamos conversar?
Um grande abraço,
Flávia Ursini
Fundadora, facilitadora e design thinker