Compliance impacta no seu dia-a-dia? Você não está só, saiba mais!

Cada vez mais as corporações estão endurecendo suas normas internas para garantirem uma atuação mais ética e com menores riscos para todos. Mas, qual será o entendimento de cada pessoa sobre compliance em seu contexto na organização e seu impacto na vida corporativa? E como comunicá-lo interna e externamente? Será que há apoio da alta direção em comunicação de compliance?

Um estudo recente conduzido pelo Ideia Big Data com 94 presidentes, sócios-controladores e diretores de diversas empresas mostrou que 83% concordam que as companhias só se empenham em passar o conteúdo das políticas de compliance durante os momentos de crise, o que tem sido comprovadamente ineficiente. Além disso, há uma compreensão de que a comunicação ainda é muito básica, como apenas publicar o código de ética no site. Eles acreditam que existe uma grande oportunidade de melhoria nesta área e estão investindo mais.

 

foto editada teto cdn

 

A fim de compreender este desafio de outra perspectiva, reunimos, em parceria com a CDN Comunicação, um grupo multidisciplinar de clientes, 21 profissionais de diferentes áreas, hierarquias e empresas. A partir de uma abordagem inovadora com foco nas demandas do ser humano, o Workideas, desenvolvido pela Inova na Conversa, aguçou a reflexão utilizando ferramentas criativas, colaborativas e estratégicas, como o Design Thinking e o Service Design.

Um processo como este pode ser extremamente ágil e produtivo para construir uma visão mais ampla e, principalmente, fazer um diagnóstico do real problema além de gerar soluções cocriadas a partir da contribuição de diversas competências. Com a ajuda de facilitadores, em menos de quatro horas de trabalho, o grupo criou mais de 60 ideias e cinco protótipos de como a comunicação de compliance pode ser mais efetiva, engajadora e nada restritiva. O resultado deste trabalho foi apresentado na 20ª edição do Congresso Mega Brasil de Comunicação Corporativa, no dia 24 de maio.

 

colheita cdn editada

Confira abaixo alguns insights gerados: 

  • Existe ainda um pensamento corporativo muito pautado no medo e na recompensa. A imagem que despontou sobre o compliance foi o cadeado. A comunicação, por sua vez, apareceu como elemento importante para torná-lo fluido e acessível. Muitas ideias inovadoras surgiram neste sentido.
  • Hoje, culturalmente o compliance está mais para castigar do que educar. Há uma oportunidade para reeducar através de exemplos.
  • Compliance é alinhamento de propósito entre colaboradores, stakeholders e a organização. Há um desejo muito grande que a liderança faça o que prega (“walk the talk”).
  • Há um desejo de que o compliance seja um processo vivo, que possa ser atualizado colaborativamente com aprendizados e novas experiências das pessoas.
  • O engajamento depende da participação de pessoas-chave de diversas áreas da organização, que possam se tornar “embaixadoras” e promover a educação dos demais. Existe o desejo de encontrar estes profissionais no mercado, mas eles estão dentro da organização e há mecanismos para encontrá-los.

Como pode observar, há de certa forma um desejo comum entre a alta liderança e os colaboradores das empresas. Está faltando criar sinergia entre os lados e a comunicação, além de ações integradas, pode e deve ser o elo. 

 

Veja a opinião de quem participou do Workideas:   “A experiência foi excelente, pois me fez enxergar o tema de uma nova forma com certeza será importante nos próximos passos que temos na empresa para divulgação das normas de compliance.” Governança, CMOC

“Excelente oportunidade para trabalhar colaborativamente na solução de desafios. Muito bem organizado.” Comercial, Grupo Cinte

“Muito interessante pensar em conjunto com pessoas de diversas áreas e experiências para chegar a um resultado em comum. A troca foi muito rica e facilitada pelo uso da metodologia do Design Thinking.” Comunicação, Henkel

“A troca de informação e o entendimento multidisciplinar foi muito interessante. Foi alimentador trocar experiências e ver como pessoas de áreas diferentes pensam sobre o assunto compliance”. Jurídico, Bank of America Merrill Lynch

 

E você, tem um desafio parecido em sua empresa? A Inova na Conversa pode te ajudar, de forma inovadora e colaborativa, a fazer um diagnóstico preciso sobre o real problema a ser solucionado. O resultado disso? Muito mais engajamento dos colaboradores e transparência para o mercado.

Vamos conversar?

Um grande abraço,

Flávia Ursini

Fundadora, facilitadora e design thinker