Workshop de Design Thinking: uma abordagem inovadora de encontrar soluções criativas para inspirar o seu próximo planejamento de PR!

O mercado está exigindo das agências respostas mais criativas e alinhadas com o entendimento das reais demandas dos usuários, que gerem resultados efetivos.

Nesse Workideas, o participante terá a oportunidade, por meio da abordagem do Design Thinking, de ativar e exercitar a confiança criativa e, de maneira leve e provocativa, uma nova forma de pensar nos desafios e encontrar melhores soluções no dia-a-dia. Serão trabalhados os pilares da abordagem do Design Thinking como empatia, colaboração e da experimentação, sair do imediatismo para a busca de melhores soluções com foco no usuário e centrada no ser humano.

O Workideas será realizado pela Inova na conversa, empresa de inovação colaborativa, que tem ajudado empresas a buscarem soluções de valor para as pessoas e de impacto para os negócios.

A quem se destina

Profissionais de níveis hierárquicos variados e áreas distintas de uma agência de comunicação, que desejem conhecer e experimentar a abordagem do Design Thinking.

Benefícios esperados

  • Maior entendimento do briefing antes de partir para a fase de planejamento.
  • Conhecimento de ferramentas para construção de personas para melhor definição e conhecimento público-alvo.
  • Melhor utilização de técnicas de brainstorming.
  • Valorização da inteligência coletiva, especialmente dentro de uma agência de PR, a partir da vivência da experiência de se trabalhar de forma colaborativa e criativa.

 

Programação

Introdução ao Design Thinking

  • O que é
  • Valores
  • Cases
  • Duplo Diamante

Apresentação do desafio e cronograma

Workideas de Inovação

  • Etapa 1: Entendimento

o   Desconstrução do problema e o desapego de crenças para sair do pensamento automático. Busca o alinhamento e a ampliação do conhecimento do grupo.

  • Etapa 2: Observação

o   Aprofunda o conhecimento do contexto do problema através de pesquisa, entrevistas e observação empática. Provoca a saída do “achismo” para escutar, verdadeiramente, o usuário.

  • Etapa 3: Ideação

o   A partir da redefinição do desafio é a fase de ter muitas ideias e buscar uma solução criativa, sempre pensando em qual valor será entregue para o público-alvo, a partir da perspectiva dele.

  • Etapa 4: Prototipação

o   Hora de dar vida à ideia! O protótipo é uma ferramenta poderosa para testar sua ideia e causar uma sensação, antes mesmo da solução estar pronta. De construir para pensar, de forma rápida, barata e simples.

Apresentação das Soluções

Feedback coletivo

Mentoras do Workideas

Flavia Ursini

Fundadora da Inova na conversa, Design thinker e facilitadora certificada pela Service Design Sprints, Escola Design Thinking, Instituto Ecosocial e Art of Hosting. Com especialização em Negócios Conscientes e MBA em marketing, atuou 15 anos em multinacionais da indústria cosmética e de perfumaria, nas áreas de pesquisa, de negócios e de gestão de pessoas.

Suzeli Rodrigues Damaceno

Jornalista, especialista em marketing, planejamento e storytelling. Tem 20 anos de experiência em comunicação corporativa em grandes agências e atendeu clientes de diversos setores, como saúde, beleza, educação, tecnologia, turismo, varejo, serviços, agronegócios, construção civil, terceiro setor, entre outros.

Serviço

Data: 24 de agosto

Horário: das 08h30 às 13h00

Local: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 1726 – Sala Beija Flor

Informações com Karina Santos, pelo e-mail eventos@abracom.org.br ou telefone (11) 3079-6839

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