Apesar do termo soar moderno, o design thinking não é novo. Trata-se, resumidamente, de uma abordagem para a solução criativa e inovadora de problemas, que possibilita encontrar novas alternativas para os negócios e a sociedade como um todo.

Esse escopo parece bem amplo, e é mesmo. É justamente aí que está seu trunfo: o design thinking pode ser aplicado em inúmeras esferas.

“O design thinking é veloz, indisciplinado e disruptivo. É uma mentalidade incorporada em equipes e projetos”, descreve Tim Brown no livro Design Thinking: Uma Metodologia Poderosa Para Decretar o Fim das Velhas Ideias.

Brown é CEO e presidente da IDEO, consultoria global associada à Stanford University e classificada entre as organizações mais inovadoras do mundo, responsável por popularizar a abordagem.

A companhia aplica os preceitos de design thinking para orientar a inovação nos negócios de seus clientes, espalhados pelos setores público e privado em diversas áreas, do design em si à educação.

Cada caso, no entanto, é um caso. De acordo com Brown, a razão de não haver uma receita pronta é o fato de o design thinking ser fundamentalmente um processo exploratório. “Quando realizado de modo correto, invariavelmente levará a descobertas inesperadas ao longo do caminho”, escreveu.

E não são só designers que deveriam prestar atenção: quem trabalha com gestão, administração ou em posições de alta liderança também se beneficia desse conhecimento. Para Brown, “todos precisamos pensar como designers”.

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Assista aqui, um convite aos designers, e a todos nós, a pensar grande ; )

Obs: Este texto parcial, foi publicado na íntegra no site da UDACITY ( www.udacity.com) com o título “O que é design thinking e como aplicá-lo no trabalho e na vida pessoal?”, mas infelizmente, não encontramos mais o link, se encontrar nos envie por favor.