Durante o workshop de Design Sprint que conduzimos no festival Prisma Globonews, no último sábado, demos ao grupo um desafio atual, complexo e que impacta a todos:

“Como podemos entregar um pacote de serviços de saúde de baixo custo com elevado valor percebido?”

Sim! O Design Sprint pode ajudar a resolver problemas dessa magnitude. Para quem ainda não conhece a metodologia, ela funciona como se fosse um atalho para buscar soluções relevantes para as pessoas e de impacto para o negócio, testar rapidamente uma ideia ou dar uma “arrancada” no seu projeto.

Workshop_Sprint_FB

Se o desafio é complexo, envolve elevado investimento ou você precisa tomar uma decisão estratégica num curto espaço de tempo e ainda “não pode errar”, o Sprint poderá lhe ajudar a dar um “norte” ao seu desafio.

Sem desejar ser um “processo milagroso”, a partir de um kit poderoso de ferramentas, utiliza o método Lean Startup ou método ágil, que permite que você, de maneira sistemática, mantenha o foco no problema, prototipe e teste a solução para analisar e aprender rápido, para evoluir ou mudar de rumo, se for o caso. Somado ao Service Design, que mergulha a fundo na jornada do usuário para compreender sua genuína experiência e principais pontos de dor, antes/durante/depois do uso ou compra de um produto. Sendo que a “chave-mestra” é o Design Thinking, que aplica doses cavalares de empatia e colaboração ao processo.

Agora é envolver a liderança, convidar os especialistas-chave de seu projeto para formar um time multidisciplinar que tenha pelo menos um designer, um desenvolvedor (com expertise técnica), um gerente de produto (com amplo conhecimento do usuário) e, claro, facilitadores para garantirem o fluxo e o processo de trabalho. Será necessário bloquear sua agenda por pelo menos 5 dias corridos ou espaçá-los em um mês. Mas, calma, ainda vai precisar de muita dedicação, pois será este time que deverá colocar a “mão na massa” para encontrar a melhor solução com foco no usuário.

A cada Sprint aprimoramos e aprendemos com o processo. Por ser um processo estruturado permite à alta liderança compreender claramente os objetivos de cada etapa e acompanhar sua evolução e resultados.

Nesse workshop, mesmo com pouquíssimo tempo, foi possível ampliar o entendimento sobre o desafio e trazer vários pontos de vista sobre qual o real problema da saúde a ser resolvido. E isso já é muito satisfatório! Como diria Albert Einstein, se você tiver apenas uma hora para salvar o mundo gaste 55 minutos para definir qual é o problema e apenas 5 minutos para resolvê-lo.

Se desejar saber mais sobre Design Sprint ou conversar sobre seu desafio, conte conosco!