O que empatia e tecnologia social tem a ver?

Estudando sobre o poder da empatia nos demos conta que “a comunicação mais poderosa não é aquela que as pessoas vão escutar ou ver. A comunicação mais poderosa é aquela que  impacta o que as pessoas vão sentir”.

A partir desta visão, conseguimos perceber a importância e a necessidade de abrir espaços para se falar sobre empatia nas empresas, com a finalidade de que a comunicação interpessoal seja realmente assertiva e benéfica, não só ao ambiente mas aos indivíduos.

Um bom momento de comunicação traz a sensação de pleno entendimento da situação, seja ela profissional ou pessoal e deixa claros os caminhos para se chegar a um objetivo comum.

Realizamos recentemente na Vagas.com, uma palestra, conceitual e interativa, sobre o tema Empatia, que levantou os seguintes tópicos:

N

Por que abrir um espaço para falarmos sobre empatia?

N

Você sabe que teve um bom momento de comunicação com alguém?

N

Lidando com a sua percepção e a percepção do outro;

N

Saber ouvir produz mais pessoas felizes ao seu redor;

N

“Ouvir para” e “ouvir com”. Empatia na prática.

A Inova na conversa, que iniciou sua trajetória com jantares filosóficos de boa conversa ( ex- Casa Deg Filó), construiu ao longo de sua jornada de mais de 200 encontros e eventos uma rede de consultores, facilitadores e palestrantes, que juntos temos levado diálogos de valor para as organizações.

Em tempos de desejo por mais humanização nas relações, onde a competição possa dar lugar a colaboração e os resultados possam ir além dos numéricos, visto que nem mesmo o atingimento das metas tem nos feitos feliz, o valor parece estar em outro lugar e o diferencial competitivo também. Na tecnologia social, se assim me permitem, no incremento da habilidade de nos relacionarmos, de nos comunicar, de sermos mais empáticos e principalmente, de desenvolvê-la, este é o maior “knowhow” que podemos expandir e é totalmente sustentável!

Este texto é uma contribuição da Thianne Leonardo, publicitária formada em psicologia transpessoal, e consultora em desenvolvimento humano.