Como fazer um planejamento inovador de comunicação interna
Conhecemos bem o desafio de um comunicador, seja de agência ou de empresa, na hora de planejar uma comunicação com funcionários que seja realmente efetiva e engajadora. Ou, no mínimo, que seja atraente o suficiente para que eles tenham o interesse em ao menos passar os olhos pela notícia.
Algumas empresas criam comitês de comunicação, elegem multiplicadores, investem em diferentes mídias, mas continuam percebendo que uma das notícias mais lidas continua sendo o novo cardápio do restaurante.
Se você também é um incomodado com esta situação, vale a pena pensar em utilizar a abordagem do Design Thinking combinada com ferramentas estratégicas para seus planejamentos. Envolver o usuário desde o início do processo, desconstruir com ele o problema e buscar juntos uma solução será libertador para você e uma surpresa na pesquisa anual de clima.
Dependendo do tamanho da sua corporação, você pode começar aos poucos, escolhendo primeiramente apenas um problema ou uma campanha de endomarketing para ser seu piloto. Assim, você terá uma medida do real potencial desta abordagem para qualquer outro problema complexo que você tiver para resolver.
E aí? O que está tirando seu sono hoje?
Suzeli Rodrigues Damaceno
Especialista em Planejamento e Comunicação Corporativa – Inova na conversa